CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA CHEGA A 16% DA META NO CEARÁ ~ Blog do Abraão Barros Parambu

segunda-feira, 30 de abril de 2018

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA CHEGA A 16% DA META NO CEARÁ



A procura pela vacina contra Influenza, incluindo o subtipo H1N1, apesar de ainda continuar intensa, foi menos tumultuada durante o dia de ontem nos postos de saúde de Fortaleza. Hoje, todos os postos da Capital devem realizar a imunização dos grupos prioritários em horário normal. Amanhã, 1º de maio, devido ao feriado do Dia do Trabalhador, os postos estarão fechados. 

Conforme o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (Sipni), atualizado diariamente, o Ceará já vacinou 366.564 pessoas. Isso representa 16% da meta, que é alcançar 2.286.637 imunizados na rede pública até 1º de junho. Divididos por grupo, em ordem, estão idosos (164.357), crianças (87.877), trabalhadores de saúde (61.718), professores (22.853) e gestantes (18.289). O Estado tem o melhor desempenho do Nordeste e o 6º do País.

Segundo Vanessa Soldatelli, coordenadora de imunização da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a estimativa é de que pelo menos 200 mil pessoas tenham sido vacinadas na Capital. Segundo ela, os dados devem ser consolidados hoje, após repasse das informações das regionais para o sistema. “Até sábado, a procura ainda foi bem intensa nos postos. Tivemos uma média de 1,2 mil doses aplicadas por unidade. Temos vacina suficiente até quarta-feira. Acho que na quarta ou na quinta deve chegar outro lote e ser distribuído”, explica Vanessa. Depois de ter se antecipado ao calendário nacional e iniciado a vacinação no último dia 20, chegando a ter postos desabastecidos no meio da semana, o Ceará recebeu mais 176 mil doses na sexta-feira, 27. Destas, 42 mil foram para Fortaleza. Com a terceira remessa de vacinas, Fortaleza chega a 43,6% do total esperado.  

Quem chegou ao Posto de Saúde Paulo Marcelo, no Centro, durante a manhã, esperou, em média, meia hora para entrar na unidade. De dez em dez, os que aguardavam na parte de fora eram encaminhados para as salas de vacinação, três para idosos e uma para crianças. No primeiro fim de semana de campanha, no mesmo local, a fila fazia volta no quarteirão. “Todo ano que tem vacina eu venho. Moro aqui perto. Até que tá rápido, é o primeiro posto que eu procuro”, disse o aposentado Francisco Gilmar Linhares, 72.  

Na unidade Irmã Hercília, no São João do Tauape, em visita do O POVO, não havia fila na parte externa do prédio. A aposentada Maria Araújo Dantas, 75, disse que o atendimento foi rápido. “Eu tinha vindo antes, mas não tinha chegado”.  
No posto Dr. Luiz Costa, no Benfica, o movimento também foi considerado “mais tranquilo”. “Já tinha procurado na semana passada em outro posto, mas não tinha. Soube que tinha aqui, me vacinei, e voltei para trazer minhas netas”, conta Marieta Pedrosa, 59.  

Os coordenadores dos postos de saúde frisam a importância de levar documento que comprove a atuação profissional, no caso de professores, e doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições clínicas especiais, como prescrição médica.  

Na clínica particular Núbia Jacó, na Aldeota, o movimento dentro da unidade era intenso ontem, porém sem fila externa, como no fim de semana anterior. A clínica funciona normalmente hoje, mas fecha amanhã. 

O H1N1 provocou 11 mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Ceará. O dado foi divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) na sexta-feira, 27, em boletim. Do total, quatro mortes foram registradas em Fortaleza. Eusébio (2), Aracati (1), Iracema (1), Milhã (1), Paraipaba (1) e Solonópole (1) também tiveram ocorrências. (Colaborou Isaac de Oliveira)

IMUNIZAÇÃO
A vacina disponível na rede pública protege contra os três subtipos (H1N1, H3N2 e tipo B). Porém, tem maior eficácia para o H1N1. A duração da imunização é em torno de um ano. O melhor período de imunidade contra a doença é entre o primeiro e o quinto mês. Para elaboração da vacina, a OMS recolhe amostras dos vírus Influenza em todo o mundo e aponta quais os tipos estão mais aptos a circular. 

Opovo


CURTA NOSSA PÁGINA

Todos os direitos reservados Abraão Barros. Tecnologia do Blogger.

MERCHANDISING

MERCHANDISING

MAIS SAÚDE

MAIS SAÚDE

PARTICIPE DO NATAL PREMIADO CDL

PARTICIPE DO NATAL PREMIADO CDL

COMERCIAL SÃO MATEUS

LOJA CENTER MIX

LOJA CENTER MIX
Clique na imagem e conheça nossa loja virtual!

ÓTICAS MARINHO

Arquivos de Notícias

VALE A PENA OUVIR

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

SIGA O AUTOR DO BLOG NO G+

Visualizações de página

MAIS LIDAS DA SEMANA