MENINGITE: O PRECONCEITO DEIXADO POR UMA DOENÇA ~ Blog do Abraão Barros Parambu

sexta-feira, 9 de junho de 2017

MENINGITE: O PRECONCEITO DEIXADO POR UMA DOENÇA



Os casos de meningite registrados nas ultimas semanas em Parambu colocaram o município, situado na região dos Inhamuns, no centro dos debates nas redes sociais e nos holofotes da mídia local, regional e estadual. Além do pânico que foi gerado na cidade, o assunto rompeu as fronteiras do Ceará e repercutiu em praticamente todos os Estados da nação através de parambuenses que mesmo à distancia, apreensivos acompanhavam tudo que estava acontecendo por aqui.

A ameaça desconhecida que se instalava como um grave problema de saúde pública trouxe medo para a população que de todas as forças procurou se proteger usando mascaras, álcool gel e evitando aglomerações. Repartições públicas e até escolas suspenderam as atividades por um dia como sinal de alerta diante de um perigo de proporções até então desconhecida.

Passados os dias de tensão, agora em uma situação bem mais tranqüila, a população vai aos poucos retomando sua rotina à medida que ainda vai colhendo o que sobrou dos dias de sufoco.

Além dos estragos causados pela doença que vitimou 5 pessoas causando 2 óbitos; a dor que ficará para sempre marcada nas famílias que perderam seus entes queridos; o medo da morte que tiveram os pacientes contagiados que felizmente conseguiram se recuperar, os parambuenses  agora lutam para vencer o preconceito que ficou lá fora em muitas pessoas que querem evitar contato com pessoas daqui.

Mesmo após iniciada uma campanha de vacinação e com a situação sob controle, quem está distante daqui continua vendo Parambu como um local de perigo iminente de contágio, o que não é verdade. O mais grave ainda é saber que pessoas de outros municípios estão tentando evitar contato com parambuenses com medo de serem contagiadas com a doença.

Depois de exatamente uma semana do ultimo caso, muitas pessoas ainda estão receosas em vir à Parambu, seja como visitante para tratar de relações comerciais ou até mesmo como conterrâneo para visitar familiares. Muitos que já decidiram ou que estão decidindo vir ao município passar os festejos juninos ao lado de familiares, antes estão se certificando da real e atual situação e até procurando se imunizar com a vacina para depois arrumar as malas e partir pra Parambu.

Campanha terá continuidade
A campanha de vacinação contra a meningite iniciada na ultima terça feira, 06 de junho, terá continuidade na próxima segunda feira, 12, com o publico masculino de 20 à 49 anos que ainda não foi vacinado. No mesmo dia as mulheres da mesma faixa etária começarão a serem imunizadas.

As vacinas estarão disponíveis nas 13 Unidades Básicas de Saúde do Município. Para receber a dose da vacina é necessário levar RG, Cartão do SUS e comprovante de residencia. 


CURTA NOSSA PÁGINA

Todos os direitos reservados Abraão Barros. Tecnologia do Blogger.

MERCHANDISING

MERCHANDISING

JF CLUB APRESENTA

JF CLUB APRESENTA

SANDÁLIAS INHAMUNS

SANDÁLIAS INHAMUNS
Nos melhores comércios de sua cidade!

MAIS SAÚDE

MAIS SAÚDE

CONSULTÓRIO DR. PEDRO FEITOSA

CONSULTÓRIO DR. PEDRO FEITOSA

COMERCIAL SÃO MATEUS

LOJA CENTER MIX

ÓTICAS MARINHO

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS

Total de visualizações

VALE A PENA OUVIR

SIGA O AUTOR DO BLOG NO G+

Arquivos de Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA