CAGECE voltará a bombear água do Açude Facundo para a cidade de Parambu ~ Blog do Abraão Barros Parambu

sexta-feira, 3 de março de 2017

CAGECE voltará a bombear água do Açude Facundo para a cidade de Parambu



Representantes da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos – COGERH e da Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará – CAGECE estiveram reunidos com moradores da comunidade de Facundo, para deliberarem sobre o uso das águas do Açude Bolsão, da referida comunidade, para o abastecimento da cidade de Parambu. A reunião aconteceu na tarde desta quinta feira, 2, na sede da Associação Comunitária de Ingá/Facundo, contando também com a participação de vereadores da Câmara Municipal de Parambu, representações dos Sindicato dos Trabalhadores Rurais, do Comitê de Bacia do Alto Jaguaribe e lideranças políticas local e regional, como por exemplo, o Padre Márcio – liderança política da oposição de Parambu e o Dr. Barroso, representante do Deputado Audic Mota na região.


Após uma longa discussão em que todos tiveram oportunidade de falar, ficou acordado entre empresas do Governo do Estado e comunidade representada pela Associação, que a Cagece poderá utilizar novamente as águas do açude para o abastecimento da cidade, com o limite de até 50% da reserva que hoje tem o açude, medida tomada para que a comunidade não fique sem água. Em contrapartida, as empresas governamentais se comprometeram a recuperar imediatamente as erosões que existem na parede e no sangradouro do reservatório, como também, perfurar e instalar 3 poços profundos na comunidade.


Também no mesmo encontro, os moradores cobraram e a CAGECE se comprometeu a fazer o uso da água de forma econômica e racional, evitando desperdícios e vazamentos na tubulação.

Recursos
Durante o encontro, o Gerente Regional da Cogerh, Lauro Filho, informou que o Governo do Estado já disponibilizou recursos na ordem de R$ 395.978,39 (trezentos e noventa e cinco mil, novecentos e setenta e oito reais e trinta e nove centavos) para a recuperação de barragens no Ceará. Segundo o mesmo, a licitação já foi realizada tendo como ganhadora do certame, a empresa EDMIL Construções Ltda, que deverá iniciar as obras ainda neste mês de março, incluindo o atendimento do pleito da comunidade, de recuperação do sangradouro e da parede do açude, que apresentam erosão.

A virtude partilha
Durante os discursos, o destaque para as palavras de Padre Márcio, que defendeu os argumentos e cobranças da comunidade e enalteceu a grande virtude dos moradores de Facundo e Adjacências, que mais uma vez com o espírito Cristão se abrem para partilhar a água da comunidade, Dom Divino, com os moradores da sede do município. Segundo Padre Márcio, a decisão tomada pelos moradores de Facundo representa o grande gesto da “Viúva de Sarepta”, relato Bíblico da passagem de 1 Reis 17, em que a mulher que tinha apenas um pouco de farinha e azeite, não se nega a partilhar com o profeta de Deus. O líder religioso também garantiu que reforçará a cobrança da comunidade junto ao Governo do Estado, para que execute o mais breve possível, as obras de recuperação das erosões encontradas no açude.

Na mesma linha de pensamento, o vereador Emanuel Marinho, enalteceu a decisão da comunidade e defendeu que a CAGECE e COGERH, além do que foi acordado, tenham mais compromisso e comunicação com a comunidade, informando periodicamente relatórios que constem a reserva hídrica do açude, volume bombeado para a cidade e que a CAGECE só retome o bombeamento após o início das obras de recuperação do açude. O mesmo, também se comprometeu, juntamente com os vereadores Zelito Feitosa, Erasmo Lopes e Ronaldo Feitosa, a cobrar e fiscalizar para que tudo o que foi acordado no encontro seja cumprido. 


O açude
O açude Bolsão do Facundo hoje está com mais de 60% da sua capacidade hídrica, ou seja, mais de 1 milhão de metros cúbicos de água. 









CURTA NOSSA PÁGINA

Todos os direitos reservados Abraão Barros. Tecnologia do Blogger.

MERCHANDISING

MERCHANDISING

CARRO À VENDA EM PARAMBU

CARRO À VENDA EM PARAMBU

MAIS SAÚDE

MAIS SAÚDE

MÉDICA VETERINÁRIA

MÉDICA VETERINÁRIA

COMERCIAL SÃO MATEUS

LOJA CENTER MIX

N-SISTEM

ÓTICAS MARINHO

Total de visualizações

VALE A PENA OUVIR

SIGA O AUTOR DO BLOG NO G+

Arquivos de Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA