CAGECE voltará a bombear água do Açude Facundo para a cidade de Parambu ~ Blog do Abraão Barros Parambu

sexta-feira, 3 de março de 2017

CAGECE voltará a bombear água do Açude Facundo para a cidade de Parambu



Representantes da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos – COGERH e da Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará – CAGECE estiveram reunidos com moradores da comunidade de Facundo, para deliberarem sobre o uso das águas do Açude Bolsão, da referida comunidade, para o abastecimento da cidade de Parambu. A reunião aconteceu na tarde desta quinta feira, 2, na sede da Associação Comunitária de Ingá/Facundo, contando também com a participação de vereadores da Câmara Municipal de Parambu, representações dos Sindicato dos Trabalhadores Rurais, do Comitê de Bacia do Alto Jaguaribe e lideranças políticas local e regional, como por exemplo, o Padre Márcio – liderança política da oposição de Parambu e o Dr. Barroso, representante do Deputado Audic Mota na região.


Após uma longa discussão em que todos tiveram oportunidade de falar, ficou acordado entre empresas do Governo do Estado e comunidade representada pela Associação, que a Cagece poderá utilizar novamente as águas do açude para o abastecimento da cidade, com o limite de até 50% da reserva que hoje tem o açude, medida tomada para que a comunidade não fique sem água. Em contrapartida, as empresas governamentais se comprometeram a recuperar imediatamente as erosões que existem na parede e no sangradouro do reservatório, como também, perfurar e instalar 3 poços profundos na comunidade.


Também no mesmo encontro, os moradores cobraram e a CAGECE se comprometeu a fazer o uso da água de forma econômica e racional, evitando desperdícios e vazamentos na tubulação.

Recursos
Durante o encontro, o Gerente Regional da Cogerh, Lauro Filho, informou que o Governo do Estado já disponibilizou recursos na ordem de R$ 395.978,39 (trezentos e noventa e cinco mil, novecentos e setenta e oito reais e trinta e nove centavos) para a recuperação de barragens no Ceará. Segundo o mesmo, a licitação já foi realizada tendo como ganhadora do certame, a empresa EDMIL Construções Ltda, que deverá iniciar as obras ainda neste mês de março, incluindo o atendimento do pleito da comunidade, de recuperação do sangradouro e da parede do açude, que apresentam erosão.

A virtude partilha
Durante os discursos, o destaque para as palavras de Padre Márcio, que defendeu os argumentos e cobranças da comunidade e enalteceu a grande virtude dos moradores de Facundo e Adjacências, que mais uma vez com o espírito Cristão se abrem para partilhar a água da comunidade, Dom Divino, com os moradores da sede do município. Segundo Padre Márcio, a decisão tomada pelos moradores de Facundo representa o grande gesto da “Viúva de Sarepta”, relato Bíblico da passagem de 1 Reis 17, em que a mulher que tinha apenas um pouco de farinha e azeite, não se nega a partilhar com o profeta de Deus. O líder religioso também garantiu que reforçará a cobrança da comunidade junto ao Governo do Estado, para que execute o mais breve possível, as obras de recuperação das erosões encontradas no açude.

Na mesma linha de pensamento, o vereador Emanuel Marinho, enalteceu a decisão da comunidade e defendeu que a CAGECE e COGERH, além do que foi acordado, tenham mais compromisso e comunicação com a comunidade, informando periodicamente relatórios que constem a reserva hídrica do açude, volume bombeado para a cidade e que a CAGECE só retome o bombeamento após o início das obras de recuperação do açude. O mesmo, também se comprometeu, juntamente com os vereadores Zelito Feitosa, Erasmo Lopes e Ronaldo Feitosa, a cobrar e fiscalizar para que tudo o que foi acordado no encontro seja cumprido. 


O açude
O açude Bolsão do Facundo hoje está com mais de 60% da sua capacidade hídrica, ou seja, mais de 1 milhão de metros cúbicos de água. 









0 comentários:

Postar um comentário

CURTA NOSSA PÁGINA

Todos os direitos reservados Abraão Barros. Tecnologia do Blogger.

MERCHANDISING

MERCHANDISING

MAIS SAÚDE

MAIS SAÚDE

MÉDICA VETERINÁRIA

MÉDICA VETERINÁRIA

COMERCIAL SÃO MATEUS

LOJA CENTER MIX

N-SISTEM

ÓTICAS MARINHO

Total de visualizações

VALE A PENA OUVIR

SIGA O AUTOR DO BLOG NO G+

Arquivos de Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA