Vacinação contra a gripe começa na sexta feira em todo o Ceará ~ Blog do Abraão Barros Parambu

terça-feira, 26 de abril de 2016

Vacinação contra a gripe começa na sexta feira em todo o Ceará



A vacinação contra ainfluenza A/H1N1 começa nesta sexta-feira, 30, em todo o Ceará. Devem receber a dose: crianças de seis meses a menos de cinco anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes, mulheres com até 45 dias de pós-parto, doentes crônicos, trabalhadores da saúde, população indígena, carcerária, funcionários do sistema prisional e adolescentes de jovens sob medidas socioeducativas. A mobilização integra a 18ª Campanha Nacional de vacinação, que segue até o dia 20 de maio. 

A doença é caracterizada por aparecimento súbito de febre, cefaleia, dores musculares, tosse, dor de garganta e fadiga. Nos casos mais graves, geralmente há dificuldade respiratória e até risco de morte. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), a vacina não garante a “proteção completa”, mas previne em idosos “aproximadamente 30% dos casos fatais e não fatais, independentemente da etiologia, 40% dos casos de síndrome gripal e 50 a 70% das mortes”.
 

Além disso, a Sesa aponta que a vacina reduz em pelo menos dois dias do tempo de hospitalização. A abertura oficial da campanha no Ceará acontece às 9 horas desta sexta, no Centro de Saúde do bairro Meireles, na avenida Antônio Justa. A solenidade contará coma presença dos secretários de Saúde de Fortaleza e do Estado, além do prefeito Roberto Cláudio.
 

No sábado "Dia D de Vacinação", além da vacinação nos 101 postos de saúda capital, haverá reforço em 94 minipostos (tendas montados em estabelecimentos comerciais) e dez equipes volantes.
 

Grupos prioritários 
Os grupos prioritários foram definidos pelo Ministério da Saúde com base em dados científicos e evidência epidemiológica. No Estado, a previsão é que 2.017.553 pessoas sejam imunizadas contra a gripe.
 

O infectologista Robério Leite, do Hospital Infantil Albert Sabin, explica que a segurança da vacinação de menores de 6 meses não é comprovada. No caso das gestantes, no entanto, a vacinação é recomendada porque beneficia a mãe e o bebê.
 

O risco de complicações por causa da influenza é muito alto em gestantes, principalmente no terceiro trimestre de gravidez.

Saiba mais 
O período de incubação dos vírus influenza varia entre um e quatro dias, com os sintomas variando de pessoa para pessoa. A forma mais grave é chamada de 'Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
 

A vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, de 39% a 75% a mortalidade global e em, aproximadamente, 50% nas doenças relacionadas à influenza. Os dados são da Sesa. A excreção viral nas secreções nasais usualmente surge 24 horas antes do início dos sintomas, dificultando a instituição de medidas profiláticas medicamentosas para a prevenção da doença.

Redação O POVO Online

MERCHANDISING



CURTA NOSSA PÁGINA

Todos os direitos reservados Abraão Barros. Tecnologia do Blogger.

MERCHANDISING

MERCHANDISING

JF CLUB APRESENTA

JF CLUB APRESENTA

SANDÁLIAS INHAMUNS

SANDÁLIAS INHAMUNS
Nos melhores comércios de sua cidade!

MAIS SAÚDE

MAIS SAÚDE

CONSULTÓRIO DR. PEDRO FEITOSA

CONSULTÓRIO DR. PEDRO FEITOSA

COMERCIAL SÃO MATEUS

LOJA CENTER MIX

ÓTICAS MARINHO

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS

Total de visualizações

VALE A PENA OUVIR

SIGA O AUTOR DO BLOG NO G+

Arquivos de Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA